domingo, 28 de novembro de 2010

SENTIDOS E SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS

Chega a ser divertido quando alguém de uma região do Brasil se depara com costumes diferentes de falar de uma outra região. Mas é divertido também descobrir que palavras de uso corriqueiro são na verdade regionais e não serão entendidas fora do Rio Grande do Sul. O jeito gaúcho de falar aparece de várias formas, e para quem não conhece sugere outras interpretações:
·         Capaz: Tu já deve ter ouvido um gaúcho falando “capaz!”. Capaz que não, né?! Naturalmente todo mundo usa a palavra do jeito normal (dizer que alguém é capaz de algo), mas é bem coisa de gaúcho usá-la como exclamação (sozinha na frase), no início da frase “Capaz que…”, na negativa “Capaz que não!” ou no enfático “Beeeem capaz!”. Como o “capaz” se trata de uma ironia, quando dizemos “capaz”, queremos dizer “claro que não, ora se tu vai ser capaz de fazer uma bobagem dessas”, e quando sai um “capaz que não”, queremos dizer “claro que sim, seria um absurdo se não…”
     Certa vez foi  complicado explicar para um amigo o  que essa expressão queria dizer…

·         Bah: Não sei como alguém consegue se comunicar por mais de 10 minutos sem soltar um “bah”. Falta emoção, sabe? Se eu não tenho nada pra responder (o que acontece toda hora) as respostas normalmente são “bah” ou “pois é”.
·         Tchê: Outro clássico. Este é multi-uso. Serve pra exclamar, pra chamar alguém ou pra qualquer coisa mesmo.

·         Tri: Outra clássica expressão gaúcha que não podia deixar de ser mencionada. O tri serve pra enfatizar tudo. O mais conhecido é o “tri legal”, mas ultimamente o tri é usado pra tudo (tri bom, tri massa, tri avacalhado, etc.)... Ah, existe também a expressão “muito tri”…

 Numa ocasião, fui comprar pão na padaria com uma amiga de outra região.
Pedi ao balconista:
- Cinco cacetinhos por favor!
- A amiga se espantou:
- O que você pediu? Cacetinhos? (risos...)
- Respondi:
-Sim, cacetinhos!!! Quer dizer pão francês.
Para o espanto dela, aqui em nossa região chamamos o tradicional pãozinho francês de cacetinho.
- Ela rindo, respondeu:
- Ah.. entendi... mas na minha região isso quer dizer outra coisa!!!

Um comentário:

  1. Estes são os clássicos do gauchês! Em www.marcuscf.wordpress.com vocês encontram mais palavras("lomba", "massa", "xis")
    Laura

    ResponderExcluir