quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O PROCESSO DE LEITURA NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA BIBLIOTECA



A família é o primeiro espaço onde a criança entrará em contato com a leitura, ou pelo menos deveria ser. A criança que entra em contato com a leitura desde cedo desenvolve seu pensamento muito mais rápido além de criar um vínculo com a leitura. Seja através do manuseio de materiais, seja através da audição de histórias.

O uso da biblioteca nas escolas é essencial para o desenvolvimento da leitura dos alunos, dos professores e de outros que dela fazem uso. Ela exerce a função social à medida que transfere sua riqueza de conhecimentos, que fornece livros e leituras com diferentes objetivos, onde o leitor pode ler para se divertir, ler para escrever, para estudar, para ampliar os conhecimentos, obter informações e comportar com sujeito crítico. Portanto, a leitura na nossa sociedade, é uma condição para dar voz ao cidadão e, isso acontece quando ele tem acesso aos livros, os quais podem levá-lo a ter uma leitura/interpretação da vida a fim de ajudá-lo na transformação de si mesmo e do mundo.
A biblioteca é um ambiente propício para a leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e a realização individual do homem. Através dela, pode ser experimentar a complexidade, a multiplicidade da escrita. E sabe-se que a escola representa a única oportunidade de ler que muitos alunos têm. É necessário, portanto, propiciar na biblioteca a dinamização da cultura da leitura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir de cada aluno frente a suas expectativas de mundo e de formação cidadã.

A escola tem papel fundamental nesse contexto. É ela, o primeiro espaço legitimado de produção da leitura e da escrita de forma consciente. E é dela, a responsabilidade de promover estratégias e condições para que ocorra o crescimento individual do leitor despertando-lhe interesse, aptidão e competência.
Nesse sentido, a escola deverá contar com uma forte aliada: a biblioteca. Uma biblioteca escolar bem estruturada e um profissional bibliotecário capacitado a direcionar o trabalho de disseminação da informação, de forma dinâmica e criativa, certamente favorecerão a obtenção de resultados satisfatórios quanto aos objetivos almejados para o desenvolvimento das práticas leitoras.

Um comentário:

  1. Meninas! Fiquei encantada! O blog de vocês já está a mil por hora! Cheio de ilustrações e textos interessantes. Parabéns!

    Adorei a foto do pólo de Agudo, até então, ele só estava na minha imaginação...

    Serei, com certeza, uma segudora desse blog!
    Continuem assim!
    Abraços, Camila

    ResponderExcluir