quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O TRABALHO COM POESIA NAS SÉRIES INICIAIS



Débora Schünemann
Maria Helena Zottele
Raquel Rorato de Oliveira
“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Anna.
As crianças em séries iniciais tem preferência por atividades lúdicas em que a afetividade possa ser declarada de forma natural, por isso o trabalho com poesias pode ser realizado de inúmeras maneiras e de forma interdisciplinar, onde o professor desenvolva os conteúdos maneira transversal e as crianças se sentem motivadas a participar e construir o conhecimento de forma natural, significativa, espontânea e motivadora. Pela capacidade de sua forma lúdica, a poesia amplia as possibilidades de comunicação e expressão e promove o interesse por diferentes gêneros orais e escritos.
Para trabalhar com poesia, inicialmente o professor deve partir de uma leitura poética do mundo, fazendo da poesia motivo de apreciação lúdica e de motivação para a produção de intertextualidade (relação existente entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e entre o texto e contexto) e isso pode ser feito brincando com palavras.
Ana Elvira Gerbara, no seu texto “O poema, um texto marginalizado”, sugere quatro momentos para o trabalho com a linguagem poética. O primeiro consiste na leitura contemplativa, onde a criança é sensibilizada para as sensações e emoções que a leitura da poesia desperta. O segundo momento é a apresentação da autora e obra aos alunos. O terceiro chama-se contentamento geral, em que o poema é analisado, discutido, trabalhado e brinca-se com as palavras e a estrutura do mesmo. O quarto e último momento é a síntese da poesia, quando a história é recontada e/ou reinventada pelos leitores, através de outros poemas, textos, ilustrações, entre outras formas textuais. Salienta-se aqui que, reinventando textos a criança pode reinventar a própria história, com liberdade de criação, ela liberta o seu “eu”, mostrando espaços desconhecidos de si mesma.
O professor pode organizar situações que envolvam música, explorar datas comemorativas, dramatizações, rimas, coros falado, integrar as TIC ao processo de estudo e leitura das poesias. Existem muitas possibilidades de promover aulas contextualizadas e dinâmicas utilizando a poesia na sala de aula em séries inicias despertando nas crianças o gosto pela leitura e escrita, bem como desenvolvendo a interpretação das situações e o uso da linguagem conotativa. Outra maneira que de trabalhar a poesia é através do desenho, fazendo a criança expressar seu entendimento sobre o texto.
Trabalhar com poesia em pares é muito interessante. Este trabalho é realizado de duas maneiras: primeiro, através da leitura da poesia, depois são propostas as atividades interpretativas, nada de questões objetivas, já que cada pessoa interpreta um texto de forma diferente, mas de maneira coerente. As duplas conversam sobre o texto e escrevem o que foi entendido.
A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da habilidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e desenvolvimento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz deste tipo de linguagem uma ponte fundamental entre o indivíduo e sua vida. Através do uso deste gênero de leitura, é visível o desenvolvimento da atenção, curiosidade e concentração que a poesia proporciona.
É proveitoso ressaltar também que construir um cantinho para fixar vários tipos de poesia é um método eficaz para o incentivo da leitura e interpretação poética, pois quanto mais se lê, mais se aprende e cria o hábito da leitura não só de poesia como de outros tipos de textos também. Portanto devemos lembrar que trabalhar a poesia ligada à data comemorativa só se torna sem criatividade e método empobrecido, quando a poesia só é lembrada nestas datas. Por isto o ideal do trabalho com poesias é envolver as crianças levando-as a viajarem na imaginação, desenvolvendo nelas o gosto pela leitura, poder de observação, gosto artístico, desenvolvimento de atitudes, visando estabelecer uma relação entre o mundo da fantasia e a realidade.
Todas as estratégias capazes de aguçar a sensibilidade da criança e do adolescente para a poesia são válidas. É interessante para isso, que a poesia seja freqüentemente trabalhada em sala de aula para que ocorra um interesse por ela. Algumas escolas e livros didáticos primam pela análise estrutural da poesia, trabalhando esta somente pela sua sintaxe, ressalta-se a importância da leitura sensitiva da poesia e dos seus reais sentidos, pois a poesia é para ser sentida, muito mais que compreendida.
Desta forma, compreende-se que é importante conhecer a grande variedade e diversidade de textos que percorrem a sociedade, juntamente com suas funções sociais para que, assim, apresente à criança e utilize-os de forma significativa, criativa e qualitativa em sala de aula. Fugindo do convencional no ensino da leitura e escrita, promovendo a ludicidade e atraindo as crianças e adolescentes de uma forma descontraída e leve, a poesia preenche todos os requisitos para estimular a afetividade, o prazer do ler, propiciar a livre interpretação e desenvolver a aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário